quinta-feira, 26 de abril de 2012

Resenha: O Mestre da Fantasia

Título Original: The Pagemaster
Gênero:  Animação; Aventura; Comédia
Duração: 80 min
Ano de lançamento: 1994
Direção: Pixote Hunt; Joe Johnston
Roteiro: David Kirschner; David Casci; Ernie Contreras
Produção: Paul Gertz; David Kirschner
Orçamento:  27,000,000 milhões de dólares
Bilheteria (somente nos Estados Unidos): 13, 670, 688 milhões de dólares
Elenco: Macaulay Culkin (Richard Tyler); Ed. Begley Jr. (Alan Tyler); Mel Harris (Claire Tyler); Christopher Lloyd (Mr. Dewey / O Mestre da Fantasia); Patrick Stewart (Aventura - Voz); Whoopi Goldberg (Fantasia - Voz); Frank Welker (Horror - Voz); Leonard Nimoy (Dr. Jekyll / Mr. Hyde - Voz); George Hearn (Capitão Ahab); Ed. Gilbert (George Merry); Phil Hartman (Tom Morgan); Jim Cummings (Long Jonh Silver)


Trailer:




Análise:



“Eu tenho um dom de adivinhar o que as pessoas precisam. Você precisa de...uma fantasia. Bravos cavaleiros, fadas míticas, dragões ferozes. Aventura!”

Horror
Saudações, caríssimos leitores do Policial da Biblioteca! O filme que estou resenhando hoje é muito especial para mim, pois marcou minha infância como uma das grandes produções que tive o prazer de ver quando ainda era um leitor muito novo e daquele tempo até hoje nunca perco a oportunidade de revê-lo sempre que o vejo sendo anunciado na televisão.
“O Mestre da Fantasia” conta a história de Richard Tyler, um garoto que, ao contrário da maioria das crianças de sua idade, evita o contato com o mundo (brincadeiras, passeios etc), pois o considera um lugar recheado de perigos que inevitavelmente o levará para a morte ou lesões graves. Os seus pais demonstram uma preocupação sincera com o garoto, contudo todas as suas tentativas de ajudá-lo se provam falhas e com isso somente uma aventura, quase uma jornada espiritual, poderá salvá-lo de si mesmo (seu medo de viver).
Richard e Fantasia
Esse é um daqueles filmes que se tornam atemporais, principalmente para aqueles que possuem o hábito da leitura e amam degustar um livro como um gourmet que prova uma comida. O simbolismo das cenas desse filme é capaz de encantar tanto as crianças como os adultos, visto que a magia que vivemos na experiência da leitura é a mesma tanto para crianças quanto para adultos, talvez as crianças vivam a leitura mais intensamente porque suas mentes já são naturalmente ocupadas por uma esfera que as faz enxergar o mundo por uma ótica impossível de ser alcançada por muitos adultos que estão imersos em rotinas que nem eles mesmos às vezes sentem que escolheram.
O filme se torna ainda mais encantador em suas partes de animação, aliás é a transição das cenas com atores reais para a animação que representa a passagem entre a banalidade de um mundo pobre de imaginação para o caráter mágico da literatura.

O Mestre da Fantasia
foto
Richard, Fantasia, Horror e Aventura

Três gêneros são especialmente retratados no filme: Aventura, Fantasia e Horror. Estes estilos ganham vida, como personagens, em três simpáticos livros-vivos que desde a sua capa até o modo como falam incorporam a maneira como estamos acostumados a enxergar cada uma destas três formas de romance. Aventura é um pirata, afinal um homem que se lança ao mar amiúde inconstante e furioso e no qual até mesmo o homem mais forte nada é perante uma tempestade, não seria uma grande uma figura de peso para representar o destemor de homens como Capitão Nemo? Horror é um personagem inicialmente retraído, dotado de uma aparência que o torna estranho aos demais, mas  com um coração extremamente bondoso e nobre. Fantasia pode parecer arrogante logo que a conhecemos, com seu jeito exageradamente refinado que a faz ter antipatia por Aventura, porém ela ganha nossa simpatia rapidamente quando mostra que é mais do que etiqueta em demasia.
Como finalizar uma história épica? Eis a pergunta que creio ter gerado o final de “O Mestre da Fantasia”, pois o confronto final de Richard é digno dos colossais heróis da literatura e mostra que um clichê às vezes pode ser tão bem inserido em uma trama que se torna a pitada final e indispensável para a história ser fechada com chave de ouro.
Richard, O Cavaleiro
Acredito que os livros nos ajudam muito, não somente de forma diretamente prática (livros técnicos), mas de forma muito mais profunda, nos possibilitando viver uma jornada pelas nossas mentes e transformar nossa espíritos. Por isso nunca saímos os mesmos de dentro de cada livro que lemos.
“O Mestre da Fantasia” é sensacional! Um filme leve, mas com ideias, desenvolvimento e final maravilhosos! É um filme que recomendo tanto para adultos quanto para crianças e se vocês tiverem filhos, sobrinhos, primos etc pequenos é uma ótima pedida para incentivá-los a ler. Abraços e até outro momento!

2 comentários:

  1. Oi Coração!

    Noooossssaaaa!

    Esse veio do fundo do baú hein!

    Mas é lindo mesmo!
    As aventuras desse menininho são incriveis!
    Dá vontade de entrar no desenho também!

    Faz tempo que não passa na tv.
    Boa dica! Vou procurar para comprar!
    Aaaah e vou guardar para seu futuro sobrinho Kevin!
    Vai demorar uns 4 anos para ele chegar, mas já estou montando a estante dele com livrinhos e filmes lindos como este!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anny *-*

      Esse filme retirei do fundo de minha infância mesmo kkkkkkkkk Sim, esse filme é muito bonito. Compre para o Kevin, meu sobrinho ficará muito alegre! :D

      Beijos!

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D