sábado, 31 de março de 2012

Resenha: Montado na Bala

Montado na Bala - Capa BrasileiraTítulo Original: Riding the Bullet
Gênero:  Horror; Suspense
Duração: 98 min
Ano de lançamento: 2004
Direção: Mick Garris
Roteiro: Mick Garris (Roteiro); Stephen King (Romance);
Produção: Mick Garris; Brad Krevoy; David Lancaster; Greg Malcolm; Joel T. Smith; Vicky Sotheran
Orçamento:  5,000,000  milhões de dólares
Bilheteria (somente nos Estados Unidos): 101, 107 mil dólares (Dados de 17 de Outubro de 2004)
Elenco: Jonathan Jackson (Alan Parker); David Arquette (George Staub); Cliff Robertson (Farmer); Barbara Hershey (Jean Parker); Erika Christensen (Jessica Hadley); Barry W. Levy (Julian Parker); Robin Nielsen (Archie Howard); Matt Frewer (Mr. Clarkson); Danniele Dunn-Morris (Mrs. Janey McCurdy); Nicky Katt (Ferris); David Purvis (Mr. Dalrymple); Mick Garris (Dr. Higgins); Mark McConchie (Dr. Shustek)
Sinopse: Um rapaz que tentou se matar recebe a notícia que sua mãe teve um derrame e está no hospital, como os dois estão em cidades diferentes, o rapaz resolve sair nas estradas em busca de carona para chegar lá. Porém, quando finalmente consegue alguém, o caronista se revela um fantasma que joga ao rapaz uma terrível proposta: ou ele morre, ou a mãe.


Análise:

“Você tem que sentir o sopro da morte pra valorizar a vida. Uma mordidinha da morte pode ensiná-lo a crescer.”
—Alan Parker.
“Ninguém vive para sempre. Mas todos brilhamos.”
—Alan Parker.
Meu primeiro comentário acerca deste filme é: Poxa, Mick Garris conseguiu acertar na direção com essa trama! Falo isto porque, entre os fãs de Stephen King, Mick Garris é muito conhecido pela sua direção fraca nas adaptações de livros e contos, basta pesquisar um pouco sobre a reação dos fãs à sua última tentativa (a minissérie “Bag Of Bones”, confira resenha aqui e aqui).
O filme se foca em Alan Parker, um jovem maníaco-depressivo cuja única perspectiva pela qual consegue encarar o mundo é o espectro sombrio da morte. Seu jeito de ser às vezes deixa a sua namorada preocupada com o futuro dele, pois ela não consegue enxergar uma vida para alguém que só tem pensamentos de morte e que não vê a mínima dose de otimismo na vida.

O filme possui uma atmosfera gélida forjada pelos cenários que parecem somente utilizar iluminação natural e dotados de pouquíssimo brilho. O filme também se utiliza da construção de dois olhares distintos de Alan para alguns eventos da história. Esse recurso é manifestado na existência de um segundo Alan que contracena com o verdadeiro Alan. O segundo Alan funciona como uma espécie de consciência que não necessariamente age almejando definir o que é certo ou errado, mas gerar contrapontos para os sentimentos, pensamentos e ações de Alan. Essa consciência, segundo minha interpretação, é o Alan possível, aquele que realmente a sua namorada gostaria que ele fosse.
No dia seguinte ao seu aniversário Alan recebe a funesta notícia de que a sua mãe foi internada em um hospital após sofrer um derrame e decidi que deve visitá-la no hospital, pois sente que essa pode ser a sua última chance de falar com ela e  quer estar ao lado de sua amada mãe caso este for o seu momento de partir.
Alan opta por ir até a cidade em que a mão está pegando caronas e durante o trajeto se depara com os mais diversos tipos de pessoas excêntricas que possuem uma marca em comum: Todas o fazem refletir sobre a morte. Seja a angústia de perder uma pessoa, a ânsia por construir algum sentido maior para a sua existência ou o desespero em ter de lutar para poder continuar vivendo, mesmo sem saber ao certo pelo que se vive.
A jornada pelas estradas traz revelações à Alan que o fazem repensar todos os seus conceitos e prioridades. A sua viagem nos parece uma jornada espiritual ao cerne da morte do qual ele emerge no desfecho da trama renovado, reformulado, reconstruindo toda a sua essência.
A história começa como um horror em estado mais bruto, com pouca lapidação, e vai se refinando até se completar como um drama sobrenatural de primeira linha como poucos autores são capazes de construir com maestria.
“Montado na Bala” é uma daquelas obras das quais o espectador jamais sai o mesmo, pois nos faz dialogar com ele em um nível profundo. Alan pode muito bem ser o reflexo de nós mesmos e nossos temores perante a vida que passa em uma velocidade alucinante. O grande trunfo é justamente esse: fazer o espectador se ver em Alan.
O final é de uma beleza magnifica e nos faz perceber que a morte não é tão assustadora assim e que para viver é preciso aprender a encarar a morte. Recomendo! Bom filme à todos!

CURIOSIDADES

- Stephen King originalmente publicou a história em que o filme se baseia, na internet.

- O velho carro vermelho de topo branco é uma referência à Christine.

- No conto, o carro de George Staub é um Ford Mustang. Os produtores decidiram usar um Plymouth vermelho como uma brincadeira com Christine. Porém, Christine é um Plymouth Fury 1958, o de George é um 1960.

Um comentário:

  1. Estive com esse filme na mão para alugar, mas aí pensei: "Deve ser outra bomba, faz tempo que não conseguem acertar uma boa adaptação de Stephen King!" Mas após ler sua bela resenha, resolvi dar uma chance a esse filme, vou alugar pra ver nesse fim de semana, se der certo. Volto aqui quando assistir!
    Parabéns pelo blog! Ótimos textos! Acompanho pelos feeds já há algum tempinho.rs

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D