sábado, 10 de março de 2012

Cartunista francês Moebius morre aos 73 anos de idade

Moebius colaborou com os filmes 'Alien - O 8º Passageiro', de Ridley Scott, e 'O Quinto Elemento', de Luc Besson
O cartunista francês Jean Giraud, pai da história em quadrinhos sobre o tenente Blueberry, morreu neste sábado aos 73 anos de idade. Giraud, também conhecido como Moebius, estava com a saúde debilitada, de acordo com a emissora de rádio francesa Europe 1.
O artista, que assinou boa parte de sua obra com o pseudônimo de Gir, trabalhou em algumas das revistas mais importantes da França, além de colaborar com desenhos para o cinema e ganhar fama com o gênero faroeste.

Entre suas colaborações estão a criação de personagens dos filmes Alien – O 8º Passageiro, de Ridley Scott; O Quinto Elemento, de Luc Besson; e O Segredo do Abismo, de James Cameron.
Vida – Giraud nasceu na cidade francesa de Nogent-sur-Marne em 1938 e começou a publicar seus primeiros desenhos com 15 anos de idade. Passou diversos períodos de sua vida no México com sua mãe. Criou a saga Blueberry em parceria com o roteirista Jean-Michel Charlier e ganhou fama internacional.
No final da década de 60, o cartunista passou a se dedicar a obras de ficção científica e adotou o pseudônimo Moebius. O cartunista também desenhou a si mesmo e editou uma série de álbuns da sua vida, chamado de Inside Moebius. Giraud recebeu a insígnia das Artes e das Letras em 1985 do então presidente François Mitterrand e foi nomeado Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990.

Descanse em paz Moebius. Hoje o mundo perde um pouco de sua magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D